E continuamos no ambiente corporativo.
Situação: O que fazer se você vir alguém de seu trabalho numa situação comprometedora em outro lugar?
O que diz a época: Saia do lugar o mais rapidamente possível. Esqueça o que viu.
O que eu digo: Sair do lugar? De forma alguma! Pega seu celular com câmera e tire fotos, muitas fotos. Se você estiver com uma câmera digital, melhor, pois a qualidade é superior. Monte um fotolog e ponha todas as fotos lá, crie um email com um nome estranho, tipo shena_deusa_do_fogo_2006@qualquerumgratis.com.br e mande o endereço do fotolog para todas as pessoas do escritório e todos conhecidos da pessoa, e principalmente para a própria pessoa, a não ser que a pessoa seja seu chefe.
Situação: Devem-se tomar bebidas alcoólicas em festas de trabalho?
O que diz a época: No máximo, dois copos.Melhor, um. Ou meio. A festa é fora do escritório, mas a ressaca pode acompanhá-lo no trabalho durante anos.
O que eu digo: Se você gosta de beber, beba! Ora essa! É uma festa, meta o pé na jaca! Dê em cima de todas mulheres do escritório, passe a mão na bunda do seu patrão e divirta-se. Agora se você não bebe, não se esqueça de levar a câmera, para poder seguir o passo anterior.
Situação: Como escolher o toque do seu celular no trabalho?
O que a época diz: Evite qualquer um que seja alto ou tenha som de trombeta de gado, buzina de calhambeque e música funk. O toque deve ser suave, o mais parecido possível com o toque do telefone tradicional. E baixo.
O que eu digo: “Tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha, tô ficando atoladinha, calma, calma foguentinha!”.
Situação: Você recebe convite para um chá-de-panela, mas não quer ir. E agora?
O que a época diz: Não vá. Compre um belo presente, entregue e diga que tem dentista na hora. Ou lembre aquele seu problema de coluna, que tem tirado seu sono ultimamente. Pequenas mentiras polidas e sociais são úteis e plenamente admissíveis.
O que eu digo: Concordo com a época. Mas faça assim: Receba o convite, diga que vai, não vá e depois minta. O presente? “Ihhhhh! Tô tão apertada(o) menina!”
Situação: Como recusar encomendas de colegas de trabalho quando você vai viajar para o exterior?
O que a época diz: Diga: “Se der, eu trago”. Na volta, diga que não encontrou exatamente o que foi pedido, que lamentavelmente perdeu a lista de encomendas antes de embarcar.
O que eu digo: É só falar: “Mas é claro que eu trago, aí depois você acerta comigo.” E depois você cobrar duas vezes mais do que você pagou. Se você acha que a pessoa pode te dar um calote, invente uma história com a alfândega, apreensão, etc.
Amanhã começamos com situações do cotidiano.