Dando continuação aos dois posts anteriores:
Agora entramos na área de trabalho, o lugar onde todos querem dar uma “morcegada” e se possível uma “pegada” na secretária mais gostosa. Vamos lá.
Situação: O que fazer quando alguém lhe pede ajuda para obter um emprego e você acha que ele(a) não é qualificado(a) para o posto?
O que diz a época: Diga que não tem influência suficiente nesse nível na empresa. Ninguém precisa recomendar alguém que não considere qualificado, mas não há por que chamar a pessoa de incompetente. Você pode, sim, incentivar uma mudança ou outra que possa aumentar as chances de emprego dela.
O que eu digo: Se o cara for muito seu amigo, olhe bem na fuça do cidadão, dê uma grande gargalhada e diga: “Tá falando sério? Tu não sabe a diferença de word pra excel e quer trabalho lá no escritório? Tá fodido!”. Agora se a pessoa não for muito sua amiga, faça a mesma coisa. A pessoa vai ficar chateada, mas e daí? Nem era tão seu amigo assim...
Situação: O que dizer de uma pessoa que acaba de ser demitida?
O que diz a época: O mesmo que a alguém que acabou de levar um fora. Que ela em breve arranjará coisa melhor, que nos últimos tempos ela mesma vinha falando em tentar outras experiências... Se for uma pessoa próxima, ligue de vez em quando, convide-a para sair. A amizade não se encerra no trabalho.
O que eu digo: Faça a cara mais espantada que você conseguir e diga: “Mas que merda hein? E agora como vai ser pra pagar as contas, ainda mais que você mora sozinho com seus dois filhos... Vai ser barra pesada. É bom você arrumar uns bicos pra tentar ajudar, porque senão já sabe né? Tu vai dançar.” Porra! Se não fosse ele(a), poderia ser você!
Situação: Que colegas você deve convidar para seu casamento?
O que a época diz: Só os mais próximos. Não há obrigação de chamar aqueles com quem você não tem intimidade, mesmo que os veja todos os dias. A não ser que se trate de seu chefe.
O que eu digo: Casar? Tá maluco(a)? O casamento é o fim da felicidade e o começo da perturbação. Esquece isso...
Situação: O que você deve fazer se vir alguém chorando no trabalho?
O que a época diz: Se em seu trabalho todo dia tem alguém chorando, faça apenas um sinal de solidariedade e um comentário bem humorado. Se a situação for extraordinária, pare e pergunte se pode ajudar. Se a pessoa for apenas conhecida e já tiver amigos consolando-a, fique na sua para não aumentar o constrangimento dela.
O que eu digo: Se for muito seu amigo(a), diga: “Quer parar de palhaçada e ir trabalhar! Não vou ficar fazendo o teu trabalho não!”. Se for apenas conhecido, comente ao passar perto: “Mas que porra! Esse pessoal acha que aqui é lugar de ficar chorando. Seria bom o chefe saber disso...”
E amanhã tem mais!