O Ministério da Saúde adverte: Ler este blog compromete sua sanidade mental.

terça-feira, 13 de dezembro de 2005

COMUNICADO SÉRIO!

De vez em quando, como vocês já devem ter percebido, eu coloco coisas sérias neste espaço foribundo. E dessa vez tenho mais um alerta sério para vocês, principalmente para quem utiliza os serviços do Banco do Brasil pela Internet:

O PC do meu trabalho foi atacado por um programa espião que além de ser dificílimo de retirar (Não conseguimos até agora!), ele pode acabar com sua tanquilidade financeira. O diacho do programa faz o seguinte: Quando você acessa a página do Banco do Brasil, e clica no link para acessar sua conta, ele sobrepõe na tela do Internet Explorer (ou qualquer outro navegador), uma tela idêntica com as áreas para você colocar seus dados de conta, agência, sua senha internet e a senha do cartão. Depois que você digita os dados, a tela simplesmente some e você entra de novo, aí sim, na página do Banco do Brasil, mas aí você já deu seus dados para o bandido exterminar sua grana.

Claro que eu não caí nessa, pois logo que abri a página do Banco notei algo estranho na formatação da página e minimizei a mesma, e para meu espanto, depois da janela minimizada, ficava uma tela no meio do computador com as áreas que eu descrevi acima. Tentei apertar Ctrl+Alt+Del para fechá-la, mas o maldito programa desabilita o "Gerenciador de Tarefas", e você não consegue fechar a maldita. A única maneira é preenchendo os dados.

E foi o que fiz, mas logicamente com dados fictícios, e consegui fechar a danada. O programa continua na minha máquina, mas eu já sei dribá-lo, mas peço para que vocês tenham muito cuidado ao usar serviços que peçam senhas na internet, principalmente se for sua senha bancária. Pode te trazer muita dor de cabeça.

A mesma coisa acontece com emails que pedem doações e oferecem promoções. A maioria segue a mesma linha de raciocínio. No final você acaba sensibilizado pela "criança com câncer que precisa fazer uma cirurgia caríssima, e cada email que você repassar, o Yahoo vai dar U$ 0,01 para ajudar", e acaba enviando seu endereço e o de amigos para uma maravilhosa lista de spam, ou até mesmo Hackers que enviam programinhas parecidos com os que eu "ganhei" aqui no meu trabalho.

A internet é uma mão na roda, mas também pode ser uma grande armadilha, caso o usuário não tome pequenas precauções. Portanto, muito cuidado ao abrir aquele email com uma "linda mensagem de Natal", enviada por um qualquer que vc nem conhece. Abra apenas emails de contatos confiáveis, e tente ser feliz na grande rede.

Fui!

blog comments powered by Disqus