O Ministério da Saúde adverte: Ler este blog compromete sua sanidade mental.

sexta-feira, 31 de março de 2006

Diário de New York (Parte I)

Como já disse antes, isso aqui é uma loucura. Parece até o centro do Rio de Janeiro. É gente andando pra tudo quanto é lado. Se der mole tu se perde. E no meu caso o risco é maior. Além de não conhecer isso aqui direito, ainda tenho o impecilho da língua. Ainda bem que já decorei o discurso caso me perca. É só pegar um táxi e pedir: "515 madison avenue, 25th floor new york ny 10022 ". Na verdade é melhor andar com um papel escrito essa parafernália toda (minha pronúncia é uma josta!). Aí o indivíduo me deixa no Metro Home, um hotel para longa estada que tem aqui em NYC. Com certeza vou tomar uma volta, se os taxistas de lá tratarem os estrangeiros igual os daqui. Mas ainda bem que nunca saio sozinho do hotel, e o cara que está comandando nossa missão aqui fala inglês e mais oitocentas línguas fluentemente. Fico me perguntando como alguém consegue guardar tantos idiomas sem se confundir...

Voltando à mim. Na maior parte do tempo estamos na rua gravando. "Gravando?", perguntarão vocês. "Sim gravando!", responderei eu. Se ainda não disse, estou aqui para gravar um documentário sobre como os "nova iorquinos" estão convivendo depois de anos do atentado ao World Trade Center. "Mas isso já foi mais do que utilizado!". Também achei, mas quando me ofereceram a oportunidade de sair do Brasil, eu nem liguei para o que ia fazer. Imaginem vocês: Conhecer outro país e ainda ganhar dinheiro? Não podia perder a oportunidade. Mas eu me enganei redondamente. A população ainda está totalmente melindrada de que possa acontecer outro atentado por aqui, tanto que dias atrás nós fomos visitar um "teste" que realizaram em uma estação de trem daqui. Vários voluntários se inscrevem para que eles simulem um atentado e possam, se não evitá-lo, pelo menos saber o que fazer para diminuir os efeitos da devastação. Foi até hilário ver algumas pessoas se dedicando totalmente, alguns até choravam... Fiquei comovido (Mentira! Estava louco para debochar deles, mas me segurei.)

Bem, já estou começando a escrever coisas sem sentido. Tomara que nesse fim de semana eu tenha uma folguinha para poder conhecer o Central Park. Dizem que é bonito lá.

Como vocês podem ver, nada de muito especial aconteceu aqui ainda, mas eu volto, eu volto...

Fui!

blog comments powered by Disqus