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quarta-feira, 3 de agosto de 2005

Quanta diferença...

Estava dando uma navegada em sites de clubes de futebol, tanto do Brasil como de fora, e não é somente dentro das quatro linhas que os clubes estrangeiros fazem sucesso. É impressionante a organização e a criatividade dos caras quando se trata de ganhar dinheiro.

Pra vocês terem uma idéia, entrei no site do Barcelona e simulei a compra de uma camisa oficial da temporada 2005/2006, que eles lançaram não faz nem uma semana e já estão vendendo. E o mais impressionante é o seguinte: Além de você poder comprar a camisa pela internet (nenhuma novidade, pois os clubes do Brasil também oferecem essa facilidade), você ainda pode escolher um nome e um nº para que eles imprimam na camisa. E tudo isso me custaria 79 euros (Se eu morasse na espanha claro! No caso do Brasil o frete iria me matar! Mas se eu quisesse eles mandariam sem problemas.) Essa opção eu não vi em nenhum outro clube brasileiro.

Talvez sejam por coisas pequenas como essas que um clube como o Barcelona, que sabe fazer marketing, sobreviva sem ter um patrocinador na camisa, coisa impensável para os clubes brasileiros, que mesmo com patrocinadores, não conseguem deixar seus salários em dia.

Os dirigentes brasileiros deveriam fazer umas viagens para esses países da europa e aprender, pelo menos um pouquinho, como se faz.

E olha que a Espanha nunca ganhou uma copa do mundo, enquanto no país do futebol, e que reúne os melhores jogadores do mundo (pelo menos até os 16, 17 anos), os clubes andam em situação sofrível, tirando um ou outro que vendem uma super revelação e conseguem fazer caixa para montar um time decente.

E de uma incompetência incrível, por exemplo, um clube como o flamengo, tido como o maior do mundo, não consegue fazer uma estratégia de marketing e lucrar (muito) em cima disso.

Mas talvez esses que estão aí, na verdade, nem querem isso. O importante para eles é apenas tirar proveito próprio.

O clube que se dane! E nós, os torcedores, que soframos.

Está feito o protesto.

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