O Ministério da Saúde adverte: Ler este blog compromete sua sanidade mental.

sexta-feira, 15 de abril de 2005

Mais uma crônica

Vou continuar insistindo em fazer crônicas. Algum dia eu tenho certeza de que vou conseguir. Mas existem certas dificuldades para se fazer uma boa crônica.

A primeira dificuldade: O tema. É isso aí. Você primeiramente tem que arrumar um tema bom, que vá satisfazer o seu leitor, e os bons temas já foram todos usados (pelo menos eu penso que sim). Então no caso de usar um tema que já usaram, temos dois problemas adjacentes: Ou sua crônica vai virar uma cópia da do outro, ou você vai fazer uma crônica horrível (com medo de que saia uma cópia do outro). Mas nem tudo está perdido. Você pode usar um tema que já usaram, não fazer uma cópia do outro e a crônica sair maravilhosa. Basta que você saiba escrever bem e que você tenha uma conclusão oposta ao dono da primeira crônica (Não sei se me entenderam mas é isso aí).

Ultrapassada a barreira do tema vem o segundo problema: O título. O título é muitíssimo importante, pois é a partir dele, normalmente em negrito e letras maiores que o texto, que o leitor vai decidir se vai ler o texto ou não. Imagine você ter que ler um texto que tenha como título “Quando imaginei que fosse uma minhoca”. Bem, eu não leria, não sei vocês.

Pronto! Você já tem um tema e um título agradável. Agora a última, mas não menos difícil parte: O texto. Não basta apenas sair escrevendo um monte de baboseiras relacionadas ao tema escolhido. As palavras tem que ser cuidadosamente escolhidas, dependendo do seu público alvo. Se seu desejo for alcançar todas as classes, não é permitido, de forma alguma, colocar gírias no texto, a não ser que tenha um glossário logo após o mesmo, pois grande parte dos leitores não entenderia o sentido do texto. Outra coisa importante – no caso de estar escrevendo na internet – é não fazer piadinhas, ou comentários regionais. Ou seja, nada de ficar falando de coisas que só cariocas vão entender, se pessoas de São Paulo ou do Rio Grande do Sul vão estar lendo sua crônica. E um outro problema do texto é ficar se repetindo. Não tem coisa mais chata do que ficar lendo a mesma coisa durante todo o texto. É melhor você escrever uma crônica pequena, mas bem elaborada, do que ficar se repetindo só para encher lingüiça (acho que este tipo de gíria é permitida). Tenho certeza de que quem ler a primeira não vai voltar jamais.

Agora, se você conseguiu um bom tema, um bom título, um texto que satisfaça a clientela, meus parabéns, pois você conseguiu o que eu estou procurando faz muito tempo e ainda não consegui juntar.

Mas eu não vou desistir!

blog comments powered by Disqus