O Ministério da Saúde adverte: Ler este blog compromete sua sanidade mental.

segunda-feira, 28 de março de 2005

Gírias

Meus problemas quanto às gírias:

Tenho um enorme problema para me adaptar à gírias. Sou bem caseiro, não saio muito de casa (redundância), e por isso não sei muito o que a galera tem falado ultimamente. As gírias que eu sei são as mais simples: Lek (ou leque), que é diminutivo de moleque. Aliás esta já está fora de uso. Outra que eu uso é: tá ligado?. Essa todo o mundo sabe o significado. Agora existem gírias que eu não sei realmente do que se trata, e as que eu sei, não consigo ver a correlação. Vou listar algumas:

- Palitar:
Pelo que eu entendi, significa que alguém fez uma coisa muito legal, ou é melhor que os outros. Ex.: “Fui jogar bola e palitei!”. Tradução: “Fui jogar bola e esculachei (outra gíria que todo o mundo sabe), joguei melhor que todos!”. Agora me digam o que isso tem a ver com “palitar”? O máximo que eu entenderia é que o cara foi jogar bola, mas não teve futebol e ele então comeu alguma coisa e foi limpar a boca com palitos depois;

- Tamo junto:
Essa eu não sei do que se trata, só sei que usam para qualquer coisa, principalmente quando se combina alguma coisa, tipo: “Vamos ao baile hj?” “Vamos sim. Tamo junto!” . Pra mim estar junto eu só usava quando alguém perguntava: “Vc está namorando com fulana?”, e eu respondia: “Ah sim! Estamos juntos.”;

- É nóis:
Todo o mundo sabe do que se trata, eu tb. Só não entendo porquê usam para qualquer coisa. “Vamos jogar bola?”, “É nóis!”. “Hoje é meu aniversário.”. “É nóis”. “Vou fazer coco!”. “É nóis!”.

Além destas tem outras que não me vem a kbça agora, mas quando eu me lembrar eu passo para vcs.

Valeu!

blog comments powered by Disqus